Alta definição, qualidade e higiene: como fazer as melhores tatuagens

O trabalho do tatuador reflete o estilo que ele escolheu desenvolver e sua própria personalidade. No início, para treinar técnicas e traços, é comum utilizar laranjas, pele artificial ou contar com a permissão de amigos. O caminho é longo até chegar às melhores tatuagens.

No processo de aprendizado, é comum a procura por tatuagens dos profissionais que admiram, para sentir como são feitas na própria pele. Assim, podem observar como esses especialistas trabalham, em alguns casos dividir espaço com eles e aprender tudo o que é possível sobre as melhores tatuagens.

Ser bom de desenho é um dos quesitos mais importantes para a profissão, assim como conhecer as técnicas, pois a tatuagem não deve ter erros, nem comprometer a pele do cliente. Para um resultado satisfatório, ela deve ficar perfeita, além de expressar uma mensagem.

Quem quer virar expert em determinada imagem procura entender bem os detalhes, a profundidade, a forma dos traços, suavizar as bordas, definir o plano e o preenchimento, adicionar sombra e cor. Quanto aos temas, é interessante buscar os estilos existentes para determinar o desenho.

Entender o simbolismo é essencial, pois as melhores tatuagens têm um significado para o cliente. Assim, é importante encontrar inspiração em referências artísticas, experiências pessoais e no trabalho de outros tatuadores.

A arte final, depois de esboçar o desenho, hoje pode ser criada no computador. Há vários programas para editar e finalizar o desenho. Assim, o tatuador pode criar o famoso decalque, que facilita muito a prática para chegar às melhores tatuagens.

Para fazer as melhores tatuagens, rumo à alta definição e qualidade, alguns pontos importantes devem ser observados:

1 – Higiene

O caminho para as melhores tatuagens começa, é claro, pelos melhores cuidados de higiene. Higiene, biossegurança e assepsia são essenciais para qualquer estúdio. Em 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou o manual de “Referência Técnica para o Funcionamento dos Serviços de Tatuagem e Piercing” que, entre as recomendações, destacam-se as seguintes: ao fazer a tatuagem o profissional deverá usar luvas e máscaras descartáveis de uso único; é recomendável ainda o uso de proteção nos cabelos, avental e protetor ocular; as agulhas de tatuagem deverão ser esterilizadas em embalagens individuais e abertas à vista do cliente.

2 – Tamanho

Quanto maior a tatuagem, maior a possibilidade de deixá-la com um aspecto real e vivo na pele. Alguns símbolos podem ser de tamanhos variados, mas um rosto realista, por exemplo, não poderá ser pequeno pois exige uma grande quantidade de detalhes. As dimensões da tatuagem devem ser bem projetadas e se adaptar à parte do corpo que será tatuada para quem quer fazer as melhores tatuagens.

3 – Cores

Alguns detalhes do desenho só podem ser reproduzidos na tatuagem com uma adaptação. Há tons de cores que combinam melhor com cada estilo. Estudar muito bem as cores que trazem harmonia para o desenho e combinam melhor com o estilo escolhido é mais um caminho para as melhores tatuagens. Quanto às tintas, estão ficando cada vez mais sofisticadas, alcançando os melhores padrões de higiene e qualidade, enquanto diminuem o volume de produtos tóxicos usados na fabricação. Mas elas devem ter o selo da Anvisa e testadas na pele do cliente.

4 – Qualidade

Muitos fatores têm influência na qualidade da tatuagem, além do talento do tatuador, é claro. Contar com um bom equipamento é o principal deles para quem quer fazer as melhores tatuagens. As máquinas rotativas da Cheyenne, por exemplo, são silenciosas e leves, proporcionam mais segurança no traço e um trabalho mais suave na pele, sem danificá-la.

5 – Harmonia

Mesmo cada tatuagem sendo única, é interessante que todas encontrem seu lugar no espaço corporal. Quem tem várias tatuagens, certamente quer que elas combinem, por isso é interessante estudar maneiras de harmonizá-las para gerar um bom efeito. Se o cliente quer fechar algum membro, o tatuador deve estudar as conexões de cada imagem para formar o todo. Assim são feitas as melhores tatuagens.

Na verdade, tatuagem é um caminho sem volta, quem faz a primeira logo quer fazer mais. E, felizmente, não faltam profissionais nem equipamentos bons no mercado para transformar os sonhos nas melhores tatuagens.

Conheça os equipamentos Cheyenne na Tattoo Loja, especializada no segmento. Acesse: www.tattooloja.com.br