Como escolher as agulhas para tatuagem de acordo com o perfil

Geralmente utilizadas em grupos, as agulhas de tatuagem são bem afiadas para garantir ao tatuador a criação de linhas ou sombras. Esses grupos podem ser redondos, para criar linhas, ou planos, para sombreamento.  

De acordo com as leis brasileiras, as agulhas para tatuagem precisam ser trocadas e descartadas a cada trabalho, dado o risco de transmissão de doenças e infecções.  

Além disso, o material perde o fio durante o seu uso, tornando-se inútil. No mercado é possível encontrar facilmente os modelos de agulhas para tatuagem embaladas individualmente e esterilizadas.  

Traço ou pintura 

As agulhas para tatuagem destinadas ao traço são agrupamentos que variam de uma a mais de 15 agulhas, de forma a ter uma ponta fina e concentrada para a criação do contorno das tatuagens.  

Um grupo mais fino, composto de 1 ou três agulhas, é indicado para os detalhes, enquanto um grupo mais grosso, com mais de sete agulhas (bucha ou bold) é usado para traços grossos como os da marcação de tribais. 

Já as agulhas para tatuagem destinadas à pintura ou sombreamento, são soldadas lado a lado, ficando com o formato de um pincel. São as chamadas Flat. Já as Magnum são soldadas com duas camadas de Flat, geralmente separadas por algo como uma lâmina, facilitando a pigmentação, ajudando bastante no preenchimento sólido. 

Evolução tecnológica na tattoo 

A tatuagem participa da evolução tecnológica no que diz respeito ao desenvolvimento ou aperfeiçoamento de itens importantes para um trabalho bem feito. Agora, além da tradicional agulha para tatuagem, existe uma alternativa mais moderna, mais bem desenvolvida que são os cartuchos. Com eles, os diferentes tipos de agulha ficam acondicionados em um dispositivo moderno que facilita o trabalho.  

Na opinião dos tatuadores, os cartuchos são uma consequência direta do desenvolvimento das máquinas rotativas e a tendência aponta para um aumento significativo no uso desses produtos, que vêm facilitando a tarefa dos traços, minimizando os riscos de contaminação cruzada ou de agressão  da pele além do necessário. 

Os cartuchos com agulhas para tatuagem dispensam a biqueira, seja ela descartável ou de aço. Isso porque ele é uma ponta de agulha dentro de uma ponta de biqueira fechada. E, como nos casos dos cartuchos Cheyenne, conta com uma membrana interna que serve como um amortecedor da batida, o que vem dispensando também a regulagem das molas, simplificando ainda mais o uso das máquinas. 

Antes, como trocava de agulhas para tatuagem várias vezes durante o trabalho, o profissional costumava deixar várias máquinas à disposição, reguladas para traço, sombra e cor, e assim seguia uma sequência mais dinâmica ao compor linhas mais finas ou mais grossas. A maior vantagem dos cartuchos é que o tatuador pode contar com apenas uma máquina para fazer tudo.  

No mercado 

A marca líder Cheyenne tem cartuchos de agulhas para tatuagem fáceis de utilizar e de substituir. O diferencial do produto é o design simplificado: as pontas são feitas a partir de um molde único de plástico de qualidade médica, enquanto uma membrana interna protege a máquina e o cliente, impedindo que os fluídos se movam (contaminação cruzada). Outro diferencial da marca alemã Cheyenne, é a utilização de aço cirúrgico em todos os seus cartuchos. Isso garante que a agulha para tatuagem não perca o fio, mesmo após longas horas de trabalho.  

Entre os produtos especializados é possível encontrar várias versões de cartuchos com agulhas para tatuagem, esterilizados e embalados individualmente ou em caixas com 10 unidades.  

Cheyenne dispõe de várias configurações de cartuchos:  

A Tattoo Loja traz ao Brasil os dois modelos universais de cartuchos CheyenneCartuchos Craft e os Cartuchos Safety 

A principal diferença dos Cartuchos Safety (preto) e dos Cartuchos Craft (branco) é a estrutura ou carcaça. 

Os cartuchos Craft são feitos em uma estrutura única, o que fez com que a Cheyenne pudesse diminuir o custo e manter a qualidade alemã. Porém, esse modelo tem 19 configurações e não 56, como o modelo Safety. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre agulhas para tatuagem e pode escolher esse e outros produtos na loja especializada. Para isso, acesse: www.tattooloja.com.br