Máquinas para sombra, como escolher?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muitas dúvidas surgem, principalmente para iniciantes, sobre quais são os modelos e configurações de máquinas mais recomendados para fazer sombreamento e uma boa transição de cores, ou preto e cinza, sem marcação, muito útil para realismos coloridos e preto e cinza.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Primeiro devemos entender um pouco sobre os dados técnicos das máquinas, principalmente do curso da máquina, ou em inglês, stroke. O curso da máquina é basicamente a velocidade em que as agulhas levam para entrar na pele. Por exemplo, uma máquina que tenha um curso de 4mm, as agulhas subirão 2mm para o tubo do cartucho (no qual armazena a tinta), e descerão mais 2mm, totalizando os 4mm. Caso a máquina tenha um curso de 2.5mm, as agulhas subirão 1.25mm, e descerão outros 1.25mm.

Um curso mais alto da máquina, significa que leva um pouco mais de tempo para atingir o ponto mais alto e mais baixo da agulha, porém a penetração é mais forte, pois o impacto com a pele é maior.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Sabendo disso, já podemos apontar melhor quais são as máquinas mais recomendadas para sombreamento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Para realizar uma sombra lisa, sem marcação, a máquina necessita de velocidade, ou seja, um curso menor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Máquinas Cheyenne e seus cursos:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Hawk Spirit – 2.5mm

Sol Luna – 2.5mm

Hawk Pen – 3.5mm

Sol Nova – 3.5mm

Sol Nova Unlimited – 3.5mm

Hawk Thunder – 4mm

Sol Terra – 4mm

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Neste caso, as mais recomendadas para um sombreado liso são a Hawk Spirit e a Sol Luna. A Hawk Pen, a Sol Nova e a Sol Nova Unlimited, são consideradas máquinas mais híbridas, logo, podem exercer um sombreamento muito bom, porém pode não sair na mesma qualidade das outras duas demais máquinas com um curso menor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

GOSTOU DO ARTIGO? SAIBA MAIS EM WWW.TATTOOLOJA.COM.BR