O que é essencial para entrar no setor?

Quem deseja iniciar no mundo da tattoo já sabe que terá de investir em equipamentos para tatuagem e acessórios de boa qualidade se quiser ter bons resultados. Máquina usada nem pensar, por questões de segurança e precisão. As dúvidas começam na hora de decidir o que comprar e qual o melhor lugar para fazer isso e a experiência de quem está há mais tempo no setor pode ajudar.

A responsabilidade é grande, afinal esses equipamentos para tatuagem serão usados para injetar tinta em micro perfurações feitas na pele dos clientes. Por isso, a escolha é muito séria e requer cuidado para buscar o que melhor se adapte às habilidades do novo tatuador, ainda em desenvolvimento.

Outro ponto muito importante antes de comprar os equipamentos para tatuagem é verificar se eles são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, pois isso pode trazer sérios problemas para o profissional.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que o mercado oferece

Dentre os equipamentos para tatuagem considerados essenciais, especialistas destacam os da Cheyenne, empresa líder nesse mercado. Eles podem ser encontrados na única loja autorizada no país, a Tattoo Loja (https://tattooloja.com.br/ ):

Máquinas de tatuagem

Primeiramente é preciso buscar a peça mais importante desse trabalho, a máquina de tatuagem, responsável pela impressão dos desenhos na pele. Hoje, bem desenvolvidos e aperfeiçoados, esses equipamentos para tatuagem contam com tecnologia de ponta, ideal para esse trabalho.

A máquina mais procurada, principalmente por quem está começando, é a rotativa e o motivo é que se trata de um equipamento para tatuagem bem silencioso, leve e que possibilita um trabalho mais suave na pele, sem danifica-la.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os modelos de máquinas rotativas da Cheyenne são os seguintes:

Cheyenne Hawk Spirit

Pequena, robusta, silenciosa e leve, essa máquina de tatuagem pesa 68 gramas e oferece conforto para o trabalho, acomodando-se facilmente na mão do tatuador para uma operação bastante intuitiva, ajustando-se a cada movimento. Ela é indicada para tatuagens de alto nível em preto e cinza. Há ainda a opção Cheyenne Hawk Spirit +Grip.

Hawk Thunder

Com potência considerável, essa máquina de tatuagem conta com o motor DC Precision que proporciona baixa vibração e aumento do número de batidas, o que possibilita que o trabalho pesado transcorra sem fadiga e com precisão.

O modelo, leve e ergonômico, permite a escolha entre dois GRIPs: 25,4 mm e 22 mm (padrão), para um bom manuseio e conforto nos procedimentos. Com essa máquina, as pinturas, linhas e sombras ficam mais fáceis de fazer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modelos Pen

Novos no mercado de equipamentos para tatuagem, os Modelos Pen vêm nas seguintes versões:

Cheyenne Hawk Pen

Essa máquina de tatuagem combina técnica e acabamento de alto padrão, com a qualidade alemã. Em formato de caneta, é ergonômica, tem motor Precision Dc silencioso e de baixa vibração, o que proporciona maior conforto ao usuário.

Cheyenne Sol Nova

O design otimizado desse equipamento para tatuagem combina as vantagens das máquinas angulares à conveniência de uma caneta. O resultado é uma caneta de tatuagem silenciosa e de baixa vibração, com operação potente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modelos mais novos

Cheyenne Sol Terra

Com um cursor de 4 mm, essa máquina de tatuagem é ideal para linhas perfeitas e para os coloridos. Ela alcança uma frequência de operação de apenas 25 Hz, ideal para o trabalho com pontos e técnicas de sombreamento.

Cheyenne Sol Luna

A tecnologia inovadora desse equipamento permite alternar entre dois modos de operação. É uma máquina silenciosa e com pouca vibração, o que a torna ideal para sombras e preenchimento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tatuagem não existe sem agulhas

As agulhas de tatuagem podem ser encontradas em grupos redondos, para criar linhas, ou planos, para sombreamento. Elas são bem afiadas, esterilizadas e precisam ser trocadas e descartadas a cada tatuagem, de acordo com as leis brasileiras. Isso porque além do risco de transmissão de doenças e infecções, o material perde o fio durante o uso, tornando-se inútil. As agulhas dividem-se em:

Cartuchos de traço

Esses agrupamentos podem variar de três a mais de 15 agulhas, de forma a ter uma ponta fina e concentrada para a criação do contorno das tatuagens. O grupo mais fino, composto de três agulhas, é indicado para os detalhes, enquanto o mais grosso, com mais de sete agulhas (bucha ou bold) é usado para traços grossos como os da marcação de tribais.

Cartuchos de pintura

As agulhas para pintura são soldadas lado a lado para preencher muito mais espaço. São ótimas para sombras e agridem menos o corpo, pois não vão tão fundo na pele. Soldadas lado a lado, as chamadas agulhas Flat ficam com o formato de um pincel. Já as agulhas Magnum são soldadas com duas camadas de Flat, geralmente separadas por algo como uma lâmina.

Os Cartuchos da Cheyenne são de fácil utilização e substituição. A membrana interna protege a máquina e o cliente, impedindo que os fluídos se movam. O diferencial do produto é o design simplificado: as pontas de plástico são feitas a partir de um molde único, de qualidade médica. Esses cartuchos contêm agulhas dos tipos: Liner, Magnum e Shader, ideais para traços precisos. Ao todo são 19 configurações de agulhas, todas com registro Anvisa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Grips

Ferramenta útil a todo artista da tatuagem, os Grips são elementos-chave de todas as máquinas Cheyenne. Eles permitem o ajuste da agulha de forma mais ágil e rápida, mantêm o cartucho no lugar certo e garantem o conforto no uso do equipamento de tatuagem. 

Os Grips são esterilizados, resistentes e alguns de uso único. Os D-Grips são macios e ergonomicamente projetados, descansando confortavelmente na mão do tatuador. O segmento robusto e precisamente formado no interior garante uma retenção perfeita na máquina, com ajuste de altura da agulha e a tecnologia do cartucho que permite a troca de forma rápida e fácil, sem desligar a máquina.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Acessórios

Para que tudo funcione alguns acessórios são necessários, como cabos e adaptadores, pedal, unidade de energia, suporte/base que também podem ser encontrados na Tattoo Loja.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou do artigo? Saiba mais em www.tatooloja.com.br