Como são feitas as tatuagens?

A tatuagem, é hoje conhecida como uma das técnicas de dermopigmentação mais feitas no mundo. 

 

Sua origem vem de milhares de anos atrás, quando povos antigos utilizavam tattoos para marcar o corpo por tradições culturais e religiosas. Durante o decorrer dos anos, as técnicas para tatuar foram se aperfeiçoando, surgindo diversos estilos, atualmente na grande parte da sociedade ocidental a tatuagem é um sinônimo de arte, utilizado para marcar a pele com desenhos que podem ter significados pessoais ou simplesmente para colorir o corpo.

 

A tatuagem moderna como conhecemos hoje, é realizada através de um aparelho elétrico que possui agulhas descartáveis que depositam pigmento em camadas profundas da pele, estas máquinas geralmente são divididas em duas categorias: de bobina ou rotativa, a escolha de uso parte do tatuador que entende qual das duas se adaptam melhor ao seu jeito de trabalhar. Clicando aqui você pode conhecer as melhores opções disponíveis em nossa loja.

 

Antes de iniciar a realização de uma tatuagem alguns cuidados são essenciais para garantir um bom resultado, entre eles estão:

 

Equipamentos de segurança 

 

Um ambiente bem higienizado e próprio para a realização do procedimento é essencial para garantir a segurança do cliente e do profissional, macas e mesas de apoio devem ser esterilizadas e cobertas com papel insulfilm, assim como materiais de uso descartáveis devem ser abertos na frente do cliente para demonstrar maior profissionalismo.

 

Preparar a região do corpo

 

Ao escolher um local para tatuar, primeiro deve ser feita uma limpeza para preparar a pele para receber o pigmento de maneira adequada. A remoção dos pelos é muito importante para que não ocorra nenhuma obstrução ao realizar o procedimento, bem como a limpeza com produtos de higiene adequados para evitar a propagação de bactérias.

 

Decalque e Free Hand 

 

Após a limpeza, aplica-se então um decalque contra a pele, a fim de transferir o desenho para então ser contornado com a máquina de tatuar. Uma outra variação dessa  aplicação é o Free Hand (mão livre) onde o tatuador desenha com canetinhas diretamente na pele do cliente, esse método geralmente é utilizado por tatuadores mais experientes ou que possuem um estilo mais exclusivo de trabalhar.



Início da tattoo
 

Com a pele pronta e o decalque aplicado, inicia-se então o processo de tatuagem, aplicando a tinta da derme, o tatuador define o ritmo e segue com a aplicação. O tempo da tatuagem pode variar de acordo com seu tamanho e complexidade, podendo ainda ser dividida por seções, que devem ser realizadas com um espaço de tempo para a pele poder “curar” antes de uma nova aplicação de tinta no local.

 

Cuidados pós tattoo

 

Após a conclusão da tatuagem, a pele geralmente fica um pouco vermelha e levemente inchada por conta da agressão sofrida, por isso, é importante limpar bem e fazer um curativo, que só deve ser retirado pelo cliente após algumas horas.

 

O tatuador deve informar o cliente sobre os cuidados necessários para uma boa cicatrização da tattoo, assim como recomendar o uso de pomadas e orientar sobre como funcionará o processo de descamação.

 

Unindo todos esses quesitos, o sucesso é garantido tanto para o cliente, que saíra do estúdio com uma nova arte na pele, quanto para o profissional, que realizará o procedimento de forma segura. 

 

Gostou deste artigo? Saiba mais em https://tattooloja.com.br/comparacao-de-maquinas-cheyenne e confira mais informações sobre nossos equipamentos.