Dicas de como fazer tatuagem rastelada

Ao decorrer do tempo novas técnicas de tatuagem surgem a todo momento, e uma em especial, vem ganhando muito espaço entre os tatuadores e clientes que buscam pelo novo estilo: as tatuagens rasteladas.

Mas afinal, o que é rastelado?

Tattoo de @raphafons

Tatuagens rasteladas são conhecidas também como whip shading, que significa sombreado de chicote, elas possuem um efeito visual de traço e ponto em um mesmo elemento.

Como o próprio nome diz, se trata de uma técnica de chicote, usada principalmente para causar o efeito de micro pontos na pele, criando um efeito de sombra nas tatuagens. Cada artista, porém, utiliza a técnica de uma forma, que varia de acordo com o desenho que está sendo tatuado.

Como fazer?

Para fazer tatuagens rasteladas você deve se lembrar do seu significado, como a tradução diz, o movimento a ser feito com a mão deve lembrar uma chicotada, o traço é feito de maneira mais rápida.

Porém deve-se ter cautela para não exagerar na profundidade da agulha, neste caso, a agulha deve apenas “quicar na pele”, não chegando a perfurá-la completamente. Ou seja, você deverá trabalhar com movimentos suaves e ágeis para criar um efeito único.

Para este tipo de tatuagem, são indicadas máquinas de tatuar mais rápidas, pois elas ajudam a criar essa “quicada” na pele, nossa recomendação para esse estilo é a:

Hawk Thunder: Pois possui uma batida de 4 mm para uma alta precisão, o que a torna super rápida, sem falar na sua força jamais, ideal para criar linhas e pontos perfeitos.

Principais dicas de como criar o efeito rastelado

Existem mais de uma forma de aplicar a mesma técnica, mas no geral, as recomendações são: 

  1. Tatuagem rastelada consiste em utilizar pontinhos para criar efeito de sombra e textura;

  2. O tamanho dos pontinhos pode variar de acordo com o estilo da tatuagem que será realizada;

  3. Quanto maior a voltagem da máquina de tatuar, mais juntinhos ficam os pontos;

  4. O mesmo acontece ao contrário, quanto menor a voltagem da máquina, mais espaçado fica o efeito;

  5. Movimentos de mão mais lentos, criam pontos mais juntos e precisos;

  6. Movimentos de mãos rápidos, criam efeitos mais separados, sem tanta precisão no tamanho dos pontinhos.

Cuidado para não confundir

Existe uma outra técnica de tatuagem chamada Skecth, que pode facilmente ser confundida com o estilo rastelado, pois o seu efeito consiste em criar traços rápidos e sombras criadas por um conjunto de linhas.

O Sketch se trata de uma técnica de desenho completa, que se define por criar uma tatuagem como um rascunho bem feito, enquanto o rastelado é utilizado para criar um efeito, e pode ser aplicado em diversos estilos de tatuagem.

Procurando inspiração?

Começar um novo estilo pode ser desafiador e animador, por isso, é importante sempre buscar por referências de outros tatuadores mais experientes naquela técnica e se possível, pegar dicas diretamente com o profissional.  

No estilo de tatuagem rastelada uma boa referência é o artista Rapha Lopes que é um mestre na arte de blackwork, criando trabalhos incríveis de pontilhismo e utilizando idéias únicas e inovadoras para os seus clientes.

E lembre-se… 

Estar atualizado quanto às novas tendências de tatuagem que vem surgindo, garantirá a você um destaque em meio aos seus concorrentes. É super importante se atentar às novidades e trabalhá-las para aplicar ao seu estilo de trabalho.

Gostou desse artigo? Saiba mais em https://tattooloja.com.br/blog