Entenda as diferenças entre as máquinas de tatuagem

A maioria dos tatuadores iniciantes têm dúvidas em relação à escolha entre as máquinas de tatuagem. Este artigo traz algumas explicações sobre essas máquinas e suas características. Acompanhe!

Da primeira máquina criada para tatuagem em 1891 pelo nova-iorquino, filho de imigrantes irlandeses, Samuel O’Reilly, para cá muita coisa mudou. A invenção foi baseada na tecnologia rotativa da caneta de impressão autográfica de Thomas Edison e passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Pode-se dizer que de lá pra cá as máquinas de tatuagem evoluíram bastante e atualmente são mais leves, têm mais potência e precisão.

As máquinas de tatuagem são aparelhos portáteis que os tatuadores usam para fazer as imagens na pele. O funcionamento é simples e ela pode fazer até 28 mil perfurações para cobrir 5 cm quadrados de pele.

O motivo de a tatuagem não desaparecer é que as máquinas de tatuagem depositam a tinta na camada intermediária da pele, que não é renovada. A velocidade de movimento da agulha tem regulagem, assim como a profundidade e a força que será aplicada pela haste na pele.

Assim, o tatuador consegue realizar os desenhos solicitados. Mas, há casos em que o trabalho não é bem feito, não atinge a camada correta da pele e o resultado é apenas um borrão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quais máquinas de tatuagem existem e quais as diferenças entre elas?

As máquinas de tatuagem mais utilizadas se dividem em rotativas ou de bobina. Embora tenham o mesmo objetivo, que é o de movimentar agulhas na pele dos clientes para depositar tinta na derme (camada secundária de tecido abaixo da epiderme), elas operam de maneira distinta, justamente pelo que impulsiona as agulhas, como veremos a seguir:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquinas de tatuagem rotativas

Esses equipamentos têm um pequeno motor DC sem núcleo que move as agulhas de tatuagem acopladas, em um padrão suave e silencioso, de forma fluida e uniforme. São de configuração mais fácil e requerem pouco ajuste e manutenção. Por serem mais leves são mais fáceis de manusear, facilitam o preenchimento ou sombreamento, permitindo mais tempo de trabalho contínuo. 

Quem está há mais tempo na profissão diz que elas são mais “obedientes” e menos “temperamentais”, por isso são as mais utilizadas. São do mesmo tipo da máquina original, concebida por O’Reilly, aperfeiçoada por especialistas ao longo do tempo. No entanto, dependendo da marca, podem ser mais frágeis e sofrer danos com o atrito das peças em pouco tempo, conforme o cuidado que recebe.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquinas de tatuagem de bobina

Com uma configuração mais complexa, essas máquinas de tatuagem funcionam com base em um motor de eletroímã. Utilizam corrente eletromagnética passada através de um par de bobinas para acionar a liberação da barra de armadura da máquina. O efeito é muito parecido com o de um martelo, fazendo com que essa barra armadura toque as agulhas na pele. As bobinas podem variar de tamanho, dependendo se são para traço ou pintura.

A voltagem também varia e as agulhas entram na pele até 3 mil vezes por minuto, em um movimento de vai e vem, injetando pigmento na derme. São equipamentos robustos e duram muito sem a necessidade de substituir peças, com exceção das molas eventualmente. Essas máquinas necessitam de regulagem constante e produzem um som de zumbido, característico das de lojas de tatuagem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquinas de tatuagem pneumáticas

As máquinas de tatuagem pneumáticas são as que pedem maior investimento. Funcionam por meio de um compressor de ar que faz com que a haste da agulha se movimente e possibilitam que seja feita uma esterilização completa, tornando-as mais seguras contra infecções por fluidos. São fáceis de limpar e necessitam de menos manutenção.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Outros tipos de máquinas

Após a escolha da máquina de tatuagem, de acordo com a utilização ou aplicação, existem outros modelos de equipamentos para o tatuador:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquina de contorno:

São úteis e fáceis de usar e servem para demarcar o contorno que será preenchido depois com pintura e mais detalhes. Elas traçam uma linha única de desenho.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquina de sombreamento:

Utilizadas para dar profundidade aos desenhos, fazer sombras e detalhes mais finos nas imagens. Funciona com menos velocidade que as outras e o trabalho produz menos trauma e irritação na pele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquina de pintura:

São utilizadas para preencher as imagens com tinta, essas máquinas fazem a pintura ou coloração dos desenhos.

Para concluir, os especialistas na arte da tatuagem garantem que tudo vai da adaptação do profissional ao equipamento. As características podem ajudar na escolha, mas o treino com variados tipos de desenho e o tempo de uso é que vão determinar a maior afinidade com um equipamento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou do artigo? Saiba mais sobre máquinas de tatuagem em https://tattooloja.com.br/