Equipamentos para tatuagem: conheça os materiais essenciais e saiba onde comprar

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A habilidade para desenhar e a capacitação em dia são itens essenciais para se destacar no desafiador mercado da tattoo. Mas quais são os equipamentos para tatuagem mais interessantes? O que comprar, quanto investir, o que é essencial para atender bem os clientes?

O primeiro passo é compor o cenário, quer dizer, o local onde vão ser feitas as tatuagens. Ele precisa ser muito bem higienizado e contar com todas as ferramentas necessárias, pois vai receber clientes para fazer micro perfurações na pele e injetar tinta nelas, praticamente um processo cirúrgico em que todo cuidado é pouco.

Por isso é essencial trabalhar com materiais aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e ter toda a documentação do estúdio em ordem, como o alvará sanitário de funcionamento.

Vale ressaltar a importância de adquirir novos equipamentos para tatuagem. A recomendação é motivada primeiramente pela segurança, por questões de higiene e saúde, e depois pela precisão que o equipamento novo oferece para a realização dos trabalhos. O investimento é necessário, até mesmo para passar uma imagem profissional junto aos clientes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dentre os equipamentos para tatuagem considerados essenciais, destacamos os seguintes:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Máquina de tatuagem

A estrela da profissão é a máquina de tatuagem, responsável pela criação dos desenhos na pele, por isso a escolha pede atenção redobrada. Hoje em dia, esses equipamentos para tatuagem são bem modernos e possuem tecnologia bem desenvolvida para esse trabalho. A máquina mais procurada, principalmente por quem está começando, é a rotativa, por ser mais silenciosa e leve, proporcionando um trabalho mais suave na pele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os modelos de máquinas rotativas da líder do mercado Cheyenne, que podem ser encontrados na única loja oficial no país, a Tattoo Loja são os seguintes:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cheyenne Hawk Spirit – Trata-se de uma máquina de tatuagem pequena, robusta, silenciosa e leve, com peso real de 68 gramas. Ela oferece conforto para o trabalho, acomoda-se facilmente na mão do tatuador e tem a operação bastante intuitiva. A máquina se ajusta a cada movimento de mão, sendo indicada para tatuagens de alto nível em preto e cinza. Há ainda a opção Cheyenne Hawk Spirit +Grip.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hawk Thunder – Leve e ergonômica, com força considerável, essa máquina de tatuagem conta com o motor DC Precision que proporciona uma baixa vibração, aumentando o número de batidas, o que permite o trabalho pesado sem fadiga e com precisão.

O modelo permite escolher entre dois GRIPs: 25,4 mm e 22 mm (padrão), para um bom manuseio e conforto nos procedimentos. Simples de limpar, ela proporciona um trabalho seguro e higiênico. Com essa máquina, as pinturas, linhas e sombras ficam mais fáceis de fazer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os modelos pen são novos no mercado de equipamentos para tatuagem:

Cheyenne Hawk Pen - Em formato de caneta, é ergonômica, dotada do motor Precision Dc extremamente silencioso e de baixa vibração que permite conforto ao usuário. Essa máquina de tatuagem combina técnica e acabamento de alto padrão, com a qualidade alemã.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cheyenne Sol Nova - O design otimizado dessa máquina de tatuagem combina as vantagens das máquinas angulares à conveniência de uma caneta. O resultado é uma caneta de tatuagem silenciosa e de baixa vibração, com uma operação potente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cheyenne Sol Terra - Permite uma frequência de operação de apenas 25 Hz, ideal para o trabalho com pontos e técnicas de sombreamento. Com seu curso de 4 mm, a máquina de tatuagem é ideal para linhas perfeitas e para os coloridos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cheyenne Sol Luna - É uma máquina de tatuagem silenciosa e com pouca vibração, o que a torna ideal para sombras e preenchimento. A tecnologia inovadora permite alternar entre dois modos de operação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cartuchos de Agulhas Diversas

Geralmente usadas em grupos, os cartuchos de agulhas de tatuagem são afiadas para garantir ao tatuador a criação de linhas ou sombras. Esses grupos podem ser redondos, para criar linhas, ou planos, para sombreamento. É possível encontrar os modelos embalados individualmente e esterilizados. Vale lembrar que, de acordo com as leis brasileiras, as agulhas precisam ser trocadas e descartadas a cada tatuagem, pois além do risco de transmissão de doenças e infecções, o material perde o fio durante o seu uso, tornando-se inútil.

Cartucho de traço – São agrupamentos que variam de três a mais de 15 agulhas, de forma a ter uma ponta fina e concentrada para a criação do contorno das tatuagens. Um grupo mais fino, composto de três agulhas, é indicado para os detalhes, enquanto um grupo mais grosso, com mais de sete agulhas (bucha ou bold) é usado para traços grossos como os da marcação de tribais.

Cartucho de pintura – Geralmente são soldadas lado a lado, ficando com o formato de um pincel, as chamadas flat. Já as Magnum são soldadas com duas camadas de flat, geralmente separadas por algo como uma lâmina. As agulhas para pintura são soldadas lado a lado para preencher muito mais espaço. São ótimas para sombras e agridem menos o corpo, pois não vão tão fundo na pele.

Os Cartuchos da Cheyenne são fáceis de utilizar e de substituir. A membrana interna protege a máquina e o cliente impedindo que os fluídos se movam para cima e para baixo da ponta. O diferencial do produto é o design simplificado: as pontas de plástico são feitas a partir de um molde único de plástico de qualidade médica. As agulhas dos tipos: Liner, Magnum e Shader (Bucha) são ideais para traços precisos. Ao todo são 19 configurações de agulhas, todos os produtos com registro Anvisa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Grips

Ferramenta útil a todo artista da tatuagem, os Grips são elementos-chave de todas as máquinas Cheyenne. Eles permitem o ajuste da agulha de forma mais ágil e rápida, mantém o cartucho no lugar certo e garantem o conforto no uso da máquina de tatuagem. 

Os Grips são esterilizados, resistentes e alguns de uso único. Os D-Grips são macios e ergonomicamente projetados, descansando confortavelmente na mão do tatuador. O segmento robusto e precisamente formado no interior garante uma retenção perfeita na máquina, basta girar o grip para ajustar a altura da agulha e a tecnologia do cartucho permite a troca de forma rápida e fácil, sem desligar a máquina.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tinta

Uma grande variedade de tons preparados com diferentes materiais deve estar à disposição do tatuador para o trabalho. Geralmente a tinta usada na criação da tatuagem na pele vem em frascos pretos ou coloridos, mas é bom ter sempre à mão um recipiente para depositar o produto na hora de fazer o trabalho. A aprovação da ANVISA nos produtos colabora para evitar problemas de pele do cliente, como coceiras, vermelhidão ou feridas. A data de validade também deve ser observada e a boas marcas garantem melhores resultados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Acessórios

Para que tudo funcione são necessários alguns acessórios como cabos e adaptadores, pedal, unidade de energia, suporte/base. A Tattoo Loja oferece também várias opções de acessórios, além dos equipamentos para tatuagem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou do artigo? Saiba mais em www.tattooloja.com.br

Links do texto

Cheyenne Hawk Spirit  - https://tattooloja.com.br/hawk-spirit

Cheyenne Hawk Spirit com Grip - https://tattooloja.com.br/hawk-spirit-grip

Cheyenne Hawk Thunder - https://tattooloja.com.br/hawk-thunder

Grips Cheyenne - https://tattooloja.com.br/grip-cheyenne

Cheyenne Hawk Pen - https://tattooloja.com.br/hawk-pen

Cheyenne Sol Novahttps://tattooloja.com.br/sol-nova

Cheyenne Sol Terrahttps://tattooloja.com.br/sol-terra

Cheyenne Sol Lunahttps://tattooloja.com.br/sol-luna

Cartuchos da Cheyenne - https://tattooloja.com.br/cartuchos-cheyenne